Segunda 22 Janeiro

Especial: Lições aprendidas (6)

Postado em 14/03/2015 10:09 Especial: Lições aprendidas (6)

Mais Drops

Agora que levantamos todo o histórico de nosso projeto é hora de compilar estes dados e elaborar uma forma de apresenta-los para o grupo que participou do projeto. Para esta etapa costumo gerar uma pequena apresentação em Power point voltada aos lideres e direção, em alguns casos o cliente participa também, envolver todos os principais stakeholder´s neste momento é fundamental para extrair o máximo de informações sobre os desvios detectados.

Neste momento é necessário utilizar bem suas habilidades de comunicação, conseguir expor dados que nem sempre são agradáveis sem expor as pessoas, ou seja, o problema acontece geralmente por falhas no processo como um todo, este não é o momento de instaurar uma caça as bruxas, este deve ser um momento de reflexão e não de buscar culpados.

A equipe presente deve estar ciente de que os problemas detectados estão ali não para apontar culpados, mas para buscar medidas que evitem que a repetição destes erros.

Busque a melhor forma de apresentar os dados atingindo seu público, faça pequenas apresentações individuais afinando conceitos entre os envolvidos, lembre-se que para cada situação a ótica pode ser diferente, bem como a equipe, talvez o operacional de custos prefira os dados mais detalhados enquanto a direção algo mais objetivo.

projetoabc

Cuide o tempo não faça apresentações demoradas, tente ser objetivo, lembre-se que neste momento o projeto já esta finalizado, os dados já estão consolidados.

Algumas dicas para sua apresentação

  1. Seja objetivo

  2. Consulte e envolva os interessados na construção da apresentação

  3. Utilize formas gráficas com suas respectivas tabelas

  4. Explore os sentidos visual e auditivo

  5. Evite uma caça às bruxas

  6. Demonstre os impactos nos grandes pilares Custo, Prazo e Qualidade.

  7. Tenha sempre os porquês dos desvios em mãos

Esta apresentação serve como registro entre planejado e executado, esta ferramenta deve servir para consultas posteriores lembre-se de detalhar bem o escopo do projeto de forma a facilitar seu comparativo posteriormente.

O próximo grande passo é organizar uma sessão de brainstorm para discutir como evitar que os desvios ocorridos neste projeto não se repitam.

Registre as ideias e deixe mantenha estas informações junto com o resumo do projeto.