Quinta 14 Dezembro

Matriz RACI

Postado em 27/05/2015 11:47 Matriz RACI

Mais Drops

Estabelecer quem faz o que em um projeto é essencial para organizar o fluxo de informações e estabelecer as responsabilidades dentro do ambiente. Definir e publicar estas informações elimina problemas de interpretação de papéis além de servir como linha de base para o processo interno de comunicação.

Primeiro vamos entender os significado de RACI, compreender o significado é o ponto fundamental para a compreensão e aplicação da matriz RACI.

RACI é o acrônimo (em inglês) para Responsible (responsável), Accountable (aprovador), Consulted (consultado), e Informed (informado).

Ao utilizamos o “R” (Responsável) para um recurso ele será responsável efetivamente por executar uma atividade.

O “A” (Aprovador) é o recurso responsável pelo aceite formal da tarefa ou produto entregue, podendo delegar a função para outros profissionais, entretanto ele é quem se responsabiliza pelo recebimento do trabalho.

Consultado (“C”), é o recurso que agrega valor e/ou é essencial para a implementação final. Geralmente são recursos utilizados em situações de tomada de decisão ou fornece informações técnicas sobre determinada tarefa ou entrega.

Por último o “I” (Informado) pode ser único ou um grupo de pessoas que precisam ser notificado de resultados ou ações tomadas, mas não precisam estar envolvidos no processo de tomada de decisão. Recebem report´s do andamento do projeto por exemplo.

Podemos elaborar a matriz RACI utilizando 2 formatos, o primeiro elencando os nomes dos recursos de acordo com a coluna de sua atribuição.

RACI 1

O segundo modelo os recursos são listados nos cabeçalhos de coluna e suas atribuições são lançadas de acordo com o cruzamento entre atividade e recurso.

RACI 2


É possível adicionar e suprimir informações de acordo com a necessidade do projeto, mas lembre-se de utilizar o necessário, não adianta sobrecarregar a tabela transformando-a em outro documento, seu objetivo é mostrar as atribuições e responsabilidades dos recursos.

Esta ferramenta pode ser vinculada ao mapa de partes interessadas facilitando ainda mais a localização de determinado recurso.