Quinta 14 Dezembro

O que são Milestones?

Postado em 25/05/2015 09:56 O que são Milestones?

Mais Drops

Milestones ou Marcos, são eventos importantes dentro do calendário do projeto, geralmente marca a entrega importante dentro do cronograma, a conclusão de uma fase ou conjunto de etapas.

A utilização de marcos é um importante artifício para gerenciar cronogramas pois esta visualização ajuda a identificar pontos de controle em alto nível estabelecendo um controle mais fácil para toda a equipe. Imagine uma viajem entre duas cidades distantes 500 km em linha reta, onde o tempo estimado é de 5 horas em velocidade média de 100 Km/h.

 

milestones1

 

Podemos inserir 2 marcos de controle durante o percurso o primeiro na metade do caminho, que indicará que percorremos 250 km e devemos chegar a este ponto com 2,5 horas após a saída, o próximo ponto de controle será aos 400 km portanto estaremos dentro do previsto ao chegar neste ponto 4 horas após a saída da Cidade A.

 

milestones2

 

Desta forma podemos controlar em alto nível o andamento da viajem.

 

milestones3

Na primeira medição, ou seja, ao chegar no primeiro marco verificamos que em nosso relógio passaram-se 3 horas, desta forma identificamos que estamos 30 minutos atrasados em relação ao primeiro marco, faz-se então necessário tomar medidas que garantam atingir o próximo marco dentro do previsto ou então o projeto será entregue em atraso.

Efetuado as devidas correções na segunda medição notamos que o projeto voltou ao eixo planejado.

milestones4

 

Assim podemos acompanhar o projeto em pontos específicos, no nível gerencial ou para uma apresentação de diretoria um acompanhamento mais a alto nível facilita o acompanhamento do projeto.

Outra forma de criar milestone é unir 1 ou mais eventos gerando um ponto de controle por exemplo:


milestones5

Este marco é formado com a conclusão de 3 etapas distintas (A,B e C) formando um ponto de controle que pode ser o término de uma fase, entrega de um pacote de documentação, entrega de um módulo de sistema, enfim podemos criar um marco composto de várias entregas que formam um ponto de controle. Na figura baixo podemos verificar a facilidade da utilização de marcos, simplificando o entendimento do cronograma.

milestones6

 

Utilizar marcos para indicar datas importantes tanto internas do projeto como externas ou até mesmo deveres do cliente auxiliar em muito o controle e entendimento dos pontos chave do cronograma por toda a equipe desde o operacional até o nível estratégico.